Não Se Contaminar

06-12-2010 16:50

Não se contaminar

 

“Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permiti-se não contaminar-se.” (Daniel 1.8)

A historia nos conta nos primeiros capítulos do livro de Daniel de um jovem que foi tirado de seu país, forçado a ir pra uma terra estrangeira, longe de tudo e de todos. Com ele estavam apenas outros três de seus amigos. Mas mesmo longe, talvez com todos os motivos do mundo para crer que havia sido desamparado por DEUS, junto com seu povo, Daniel permanece fiel. E sabemos os resultados disso: cova dos leões, fornalha de fogo… Parece que não é uma recompensa boa pra quem fica firme num propósito, certo? Errado!

Daniel se torna um profeta dos mais reconhecidos durante toda a história do povo de DEUS, e faz diversas revelações sobre o futuro da nação de Israel, bem como do fim dos tempos. Mas antes de se tornar esse profeta, Daniel teve que servir no palácio do rei. Daniel e seus amigos sabiam que a comida do rei era oferecida aos deuses da Babilônia. Ele sabia que Nabucodonosor era um rei mau e perverso que não fazia o que era reto aos olhos do Senhor. Resolveram não compactuar com aquelas coisas.

Firmemente! Essa é a palavra chave desse texto. Várias vezes dizendo aos nossos amigos, colegas que deixamos de fazer certas coisas por sermos cristãos, ou às vezes nem falamos isso, mas damos um jeito de não fazer. Acontece que no decorrer de um dia abrindo mão de algumas coisas, nós abrimos brechas! Não digo que abrimos exceções para coisas sérias, pesadas… Drogas, álcool… Estou falando de coisas simples. Uma conversa indevida, uma mentira, uma piada imoral… E aos poucos vamos perdendo o referencial. Aos poucos vamos nos deixando envolver pelas coisas e quando vemos, já estamos atolados na hipocrisia de fingir ser cristãos, mas agir exatamente como os demais.

Daniel também teve que conviver com isso, mas uma das coisas que lhe deu forças foi que ele e seus amigos decidiram firmemente! Quando nos decidimos dessa maneira, com firmeza, com perseverança, as coisas acontecem de maneira diferente. Com apoio dos amigos, e contando com o agir de DEUS que “concedeu a Daniel misericórdia e compreensão da parte do chefe dos eunucos” (Dn 1.9), ele pode tomar a decisão correta, se alimentar de maneira diferente e ainda sim ser entre todos os jovens que serviam no palácio, o mais forte e sadio.

Devemos ter a mesma postura firme de não nos contaminarmos. Que tenhamos ousadia de sermos puros diante de DEUS. Que mesmo diante de pressões, mesmo que estejamos longe de casa, tenhamos, firmemente, caráter para sermos diferentes.

“Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” (Dn 1.19 e 20).


Fonte: Equipe Apenas Música (www.apenasmusica.net) - Devocionais – Adaptação RJMFV

Créditos: Equipe Apenas Música

Deixe um comentário

Data: 06-12-2010

De: Tony

Assunto: Muito legal

òtimo assunto para este 1º devocional do site, mostrando que devemos ser como Daniel, e não colocarmos preço na nossa fé.
Deus tem o melhor pra nós, basta acreditarmos!

Data: 06-12-2010

De: André Moura

Assunto: Não se contaminar

É um belíssimo estudo da vida de Daniel! Ele foi e é um exemplo pra todos nós jovens! Guardar nossa fé, ser fiel até a morte!

Data: 06-12-2010

De: Kel Moura

Assunto: Somos diferentes...

O exemplo de Daniel é um dos mais lindos na Bíblia! Sua fidelidade a Deus, seu amor e obediência devem ser por nós almejado e trabalhado a cada dia. Mesmo com tantas coisas no mundo apontando o contrário, precisamos ter fé que, Aquele que nos chamou, nos capacita a ser forte, corajoso e vitorioso acima de tudo, pq Ele ja venceu por nós!
Creio que Daniel tinha essa convicção essa certeza, de que maior é o que estava com ele, por isso permaneceu firme, não se contaminando e nem fraquejau no momento da opressão que sofreu. Alem de ser forte era sábio! A Sabedoria nos torna fortes!
Que o Senhor nos fortaleça, nos dê olhos espirituais e nos ensine a cada dia ser-mos santos e puros em meio a esse mundo contaminado pelo pecado.
Deus te abeçoe Dé, e a tds os jovens de Pancas!
Bjs... Saudades!

Novo comentário